terça-feira, 6 de março de 2018

Objetivos.

Jogos interativos de alfabetização, tem tido muito sucesso, com os alunos de inclusão.



Objetivos.







Projeto Inclusão Digital na Escola
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. "Paulo Freire"
"É preciso limpar o terreno da sua mente para permitir que a sabedoria e a compreensão floresçam. Entenda que não é preciso ir a busca da verdade, mas se preparar para que ela o encontre quando estiver pronto para recebê-la." (Eduardo Shinyashiki, trecho do livro A vida é um milagre.
TEMA - Inclusão Digital na Escola: Implantação de oficinas de informática na Escola de AEE-APAE-EUSÉBIO-CEARÁ para o período de 2018-2022.
PROBLEMATIZAÇÃO - Na verdade, as experiências pessoais dos professores autores desta propositura demonstram que “as tecnologias digitais deixam os pais em dúvidas ao deixar o filho com deficiência usá-las ou não usá-las, mas têm aplicativos educativos gratuitos que não necessitam de internet e ajudam a desenvolver a coordenação motora, o ritmo, criatividade, noções de matemática e noções de cuidados. O aplicativo “A Girafinha amiga” é um exemplo disso. De outro lado na TV aberta, temos TVE BRASIL, este canal apresenta o Programa Especial, que debate sobre a inclusão de pessoas com deficiências, acessibilidade, leis, entre outros temas. O projeto ‘Livro nas Praças’ visita comunidades do Rio, levando mais de 60 livros em braile, alguns com ilustração e áudio para crianças. Além disso, tem o ônibus-biblioteca que foi totalmente adaptado para receber o público com necessidades especiais e uma cadeira de transbordo, para cadeirantes e idosos, foi implanta para facilitar o acesso de quem tem dificuldades para subir a escada. A educação inclusiva tem o objetivo centrado no educando, capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas diferenças e oferecendo ao educando uma escola que lide com a diversidade e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, sempre solicitando apoio e recursos de instituições e especialistas quando se fizer necessário. Respeitando e fortalecendo uma sociedade democrática. Assim, o PROJETO de Inclusão Digital nas Escolas, entre o presente, tem por objetivo fortalecer o atendimento educacional especializado dento do contexto global da EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O objetivo do AEE é propiciar condições e liberdade para que o aluno com deficiência possa construir o seu aprendizado, dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível, tornando-se agente capaz de produzir significado/conhecimento, fazendo-o pensar, realizar ações em pensamento, de tomar consciência de que são capazes de usar a inteligência de que dispõem. Isso é, a luz da nossa visão o: Atendimento Educacional Especializado. A APAE de Eusébio-Ceará visa neste projeto de inclusão desenvolver com o apoio de parceiros as salas de Recursos Multifuncionais, que devem funcionam no contra turno das unidades de ensino, e repetimos, deve ser integrada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são desenvolvidas funções e atividades que auxiliam no aprendizado do aluno. As ações se integram aos compromissos do Projeto Político Pedagógico da Escola. O computador não é uma ferramenta é um novo ambiente digital. Foi desenvolvido dentro de um novo paradigma, que não privilegia o ensino como transmissão, pois foi concebido como um recurso para enriquecer ambientes de aprendizagem.
A SALA DIGITAL - “É de suma importância a implantação dessas salas especializadas para que possa identificar elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com o intuito de eliminar as barreiras para a participação do aluno no contexto educacional e social” – Psicopedagoga Ray Rabelo, servidora SEDUC-CEARÁ à disposição da ESCOLA AEE APAE-EUSÉBIO-CEARÁ.
A sala digital é mais uma ferramenta na atuação da educação inclusiva, que já existe há mais 13 anos, começou a ganhar força em 2005, com o surgimento de uma equipe especializada no segmento, oferecendo atendimentos periódicos nas escolas. Em 2008, as salas de recursos começaram a ser montadas e o trabalho do AEE se desenvolve como uma ferramenta imprescindível na formação do estudante. O AEE é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (2008), e é um serviço da Educação Inclusiva que ajuda a identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos. As salas atendem alunos de inclusão de todas as unidades, concentradas nas escolas municipais.

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